segunda-feira, 4 de maio de 2009

Mini-Pilhões GRÁTIS



Recentemente, solicitámos o apoio à "Eco-pilhas", que é uma empresa sem fins lucrativos que tem a responsabilidade da gestão das pilhas e acumuladores usados a nível nacional.

Foi graças a esta empresa que iniciámos a distribuição de mini-pilhões por toda a comunidade educativa da EPSE, sendo que já temos à nossa disposição um Pilhão de tamanho considerável para depositarmos as nossas pilhas e baterias usadas.

Mas a questão que se coloca é "O que colocar no pilhão?"

Pilhas usadas dos comandos, das lanternas, dos relógios e
baterias usadas.


O papel de cada um de nós deverá ser o de contribuir para o sucesso de todo o sistema, depositando as pilhas e acumuladores usados nos locais disponibilizados.

Vantagens: com esta acção estamos a contribuir para um incentivo à reciclagem, diminuindo o risco de deposição descontrolada de matérias perigosas e poluentes; por outro lado, reciclar significa que serão recapturados materiais como Manganês, Zinco, Aço e Carbono, que voltarão a ser utilizados sem que seja necessário retirá-los da natureza pela exploração mineira.

Curiosidades...

Sabiam que que uma pilha comum necessita de muito mais energia para ser fabricada do que aquela que fornece?

Evitem utilizar equipamentos a pilhas, mas não tendo alternativa, dêem preferência às recarregáveis.

Ou então, optem por uma alternativa ecológica e tecnológica!!!
Também não queríamos acreditar, mas já é possível adquirir pilhas recarregáveis USB, que podem ser carregadas em qualquer computador com entrada USB.

Se fizerem uma pesquisa rápida pela internet, encontrá-las-ão muito facilmente. O preço de um par (14€, sensivelmente) poderá não ser muito apetecível, mas pensem nas possibilidades que nos trazem! É disto que precisamos...

0 comentários: